sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TECNOLOGIA 3D

O 3D já não é novidade para algumas pessoas. Porém, muita gente ainda desconhece tal tecnologia e não sabe como ela funciona. Além disso, encontrar conteúdos em 3D para assistir é outro grande problema. 

A visão em 3D resulta natural para o homem em função do que o cérebro faz para interpretar o que se enxerga: ele alinha automaticamente duas imagens em apenas uma e obtém informações quanto à distância, posição e tamanho dos objetos, gerando a visão em 3D. A tecnologia tenta reproduzir essa ilusão de profundidade nas mais diversas telas. Traduzindo a terceira dimensão não existe, não passa de uma ilusão da sua mente. Literalmente. Isso é possível por causa de um fenômeno natural chamado estereoscopia. Trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.

Seu cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e,  nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.

Para que isso seja possível, no entanto, a captação dessas imagens não é feita de uma forma qualquer. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista.

GIFs animados 3D

O primeiro tipo de fotografia 3D para ser visto sem óculos especiais é, na verdade, uma montagem com as duas imagens que são utilizadas para a criação das imagens anáglifas (aquelas que são vistas com os óculos coloridos). Em vez de fazer a montagem a partir da sobreposição de imagens, cria-se um GIF com uma animação mostrando uma foto de cada vez rapidamente.
Esses GIFs são chamados de stereo 3D ou GIFs animados 3D e podem ser encontrados por toda a internet, sendo que alguns são muito bem feitos e realmente impressionam pela qualidade e realismo do 3D.
Quanto menos diferença de enquadramento existir entre as duas fotografias melhor é o efeito 3D criado. Deste modo, câmeras com duas lentes são o equipamento mais indicado para esse tipo de foto, já que elas capturam o mesmo instante com a distância correta e sem diferenças significativas de enquadramento.
E você, já teve experiências com imagens em terceira dimensão? O que achou? Essa nova tecnologia é tão revolucionária mesmo a ponto de valer a pena tanto investimento sobre ela? Queremos saber a sua opinião!


Fonte :





 tecnologia tenta reproduzir essa ilusão de profundidade nas mais diversas telas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário