quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tecnologia

Para você, o que é, de fato, tecnologia? Para quem trabalha com computadores e todas as novidades desse mundo a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, abrangendo um número crescente de pessoas e realizando cálculos cada vez mais avançados.

O que é Tecnologia:

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".


As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.

A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta.

As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.


Tecnologia e suas modificações

Imagine se hoje em dia não existisse a tecnologia no mundo, ou se de uma hora para outra o mundo ficasse completamente desconectado da internet. Como iriamos assistir televisão? Será que seria mais ou menos assim ?
Tecnologia na Educação

Em vez de recursos tecnológicos que tentem substituir o professor ou que apenas digitalizem tarefas de memorização (como taboada) –
 iniciativas de pouco efeito prático e que podem até atrapalhar o rendimento -, é muito mais produtivo pensar em como a tecnologia pode ajudar o trabalho do professor.
Resultado de imagem para a importancia da tecnologia na educação
"Em vez de pensar 'temos esta tecnologia e este aplicativo, como podemos usá-lo para a educação', o ideal é refletir ao contrário: perguntar aos docentes que tipo de problemas e dificuldades eles enfrentam e pensar em como a tecnologia pode ajudá-los", diz Francesc Pedró, representante da Unesco para educação, à BBC Brasil.


Tecnologia na Comunicação

Não sabemos da tamanha catástrofe que séria, se simplesmente desligássemos o mundo da tomada. Pense bem sobre o assunto, nossos meios de comunicação simplesmente iriam para o espaço, sem mais twitter, facebook, e-mails, televisão, WhatsApp, blogs, e possivelmente os jornais, entre muitos outros meios integrados no dia a dia.

Hoje em dia dependemos da tecnologia para nos comunicarmos com o mundo inteiro, sem ela voltaríamos a jornais impressos por folha de matriz, utilização de cartas para comunicação a distancia entre outros meios rudimentares muito pouco utilizados ou extintos. Depois da criação de todas essas redes sociais, é difícil prever o impacto que terá no futuro as novas tecnologias para a comunicação, embora já se possam antever alguns contornos: maior facilidade e rapidez de acesso à informação, melhor coordenação de colaboradores dispersos por uma distância geograficamente grande.

Tecnologia no Lazer

Quem tem um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, não consegue desgrudar da tela iluminada. 
Com a facilidade criada pelos meios eletrônicos de resolver pendências de trabalho durante o lazer, abriu-se um novo impasse. Será que deixar a conversa do bar de lado para responder ao e-mail do escritório representa hora extra?Na conversa entre amigos, no tempo para os filhos, durante as férias, sempre há alguém presente, mas ao mesmo tempo distante, dando atenção ao mundo virtual, para decepção de quem tenta conquistar a atenção analógica.

Tecnologia no Comercio 

Nos sabemos que muitas pessoas compram coisas por site online, gente que olha produtos, gente que vende produtos e etc. Imagina se não tivesse internet para comprar sem sair de casa ou fazer uma conferencia com pessoas do outro lado do mundo.
Se não houvesse tecnologia no comercio, as vendas seriam menores que hoje, e menos globalização. Iriamos ficar sem saber o lançamentos de produtos, de festas, festivais, e sem saber de promoções. Indo direto o ponto, sem tecnologia no comercio tudo ia ser mais difícil.   

Tecnologia na Vida Familiar  

Segundo o site Dependência de Tecnologia, Desde o “boom” da internet nos anos 90, observa-se um gradativo crescimento de sua utilização, inclusive no espaço familiar. Nota-se que, em cada família, ela possui diferentes representações e funções. Há famílias que conseguiram estreitar seu relacionamento com o uso desta ferramenta, enquanto outras a utilizam para se aproximar de pessoas mais distantes, mas acabam descuidando do vínculo com os mais próximos.

Existem diversos artigos que falam das famílias do século 21 e a internet que chegou para ajudar, informar, facilitar e contribuir, mais, dentro de casa, no convívio familiar, a tecnologia da informação isolou os integrantes da família, colocando cada um num canto da casa ou apartamento com seu moderno celular, ou computador, seja o que for. Não se olham não se falam, e quando estão juntos é só para bater uma foto para postar na rede social.

Se a família é o esteio da sociedade, imaginem que sociedade está construindo agora e que teremos no futuro.

Se algo não mudar no comportamento das pessoas, teremos um bando de gente enlouquecida vivendo com seus equipamentos nas mãos, falando sozinhas pelas ruas e sem se importar com o vizinho, o amigo. Pessoas indiferentes e frias.

A culpa não é do avanço tecnológico. A culpa é nossa, que não temos limites e nem equilíbrio e amor suficiente para ver que estamos perdendo a coisa mais preciosa, a nossa família.

Enfim, a tecnologia facilita muito nossa vida e hoje em dia e quase impossível ficar sem ela, mas cuidado, muito tempo em frente o computador pode dar problemas na visão, má postura, dentre outras consequências que estamos propícios a adquirir com o uso excessivo da tecnologia.
Hoje sem tecnologia não iria dá. Então que sorte temos de viver na era tecnológica, que sorte temos de fazer parte do Mundo Virtual.



 

O MUNDO ESTÁ CONECTADO, MAS CUIDADO DE UMA HORA PARA OUTRA ELE PODE SE DESCONECTAR, TOMARA QUE ISSO NÃO OCORRA.


Fonte:
Winkipeida - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
TecMundo - http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/42523-o-que-e-tecnologia-.htm
Significados - http://www.significados.com.br/tecnologia-2/
Dell - http://delltecnologiasdofuturo.ig.com.br/para-voce/como-a-tecnologia-vai-afetar-nosso-comportamento/
Autor - Gusttavo Lacerda


sábado, 5 de dezembro de 2015

REALIDADE VIRTUAL 

ambiente virtual ou Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a umainterface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.

Resultado de imagem para gif realidade virtualO objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

O termo Realidade Virtual ou RV, teve seu início na década de 1970, data esta em que alguns estudiosos registraram suas primeiras pesquisas relacionadas ao tema, como é o caso de Myron Krueger que utilizava o termo Realidade Artificial em seus estudos de sistemas de computadores. O ano que marcou o início da Realidade Virtual foi 1980, com Jaron Lanier e seu simulador que foi compartilhado com vários usuários simultaneamente. A partir deste fato, o termo Realidade Virtual foi designado como ..."diferenciar simulações feitas por uma máquina de simulações, as quais envolvem vários usuários em um mesmo ambiente"...

A Realidade Virtual é a interface do computador com o usuário, que permite a interação entre eles e utiliza a informática com o fim de criação de efeitos reais no modo virtual. Os elementos são interativos e alguns com aspectos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilita a realização de uma navegação real pelo usuário. Pode-se ainda dizer que a Realidade Virtual é a técnica que permite a maior interação e imersão (sensação de estar dentro do que o computador projeta) a quem utiliza. A linguagem de programação desta plataforma é a VRML,X3DJava3D e OpenGL.

Existem dois tipos de Realidade Virtual, de acordo om o nível de interação e conectividade com o usuário: o Tele-Operação é baseado pela interface a distância, como tele-conferência e o Tele-Presença é o agrupamento em um único ambiente virtual, por vários usuários. Os sistemas de Realidade Virtual pode ser de quatro tipos: Simulação, Aumentada, de Mesa ou de Projeção e podem ser aplicados a diversos dispositivos como comunicação a distância, jogos, simuladores (Aviões), projetos arquitetônicos e também na medicina.

Fonte:

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TECNOLOGIA 3D

O 3D já não é novidade para algumas pessoas. Porém, muita gente ainda desconhece tal tecnologia e não sabe como ela funciona. Além disso, encontrar conteúdos em 3D para assistir é outro grande problema. 

A visão em 3D resulta natural para o homem em função do que o cérebro faz para interpretar o que se enxerga: ele alinha automaticamente duas imagens em apenas uma e obtém informações quanto à distância, posição e tamanho dos objetos, gerando a visão em 3D. A tecnologia tenta reproduzir essa ilusão de profundidade nas mais diversas telas. Traduzindo a terceira dimensão não existe, não passa de uma ilusão da sua mente. Literalmente. Isso é possível por causa de um fenômeno natural chamado estereoscopia. Trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.

Seu cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e,  nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.

Para que isso seja possível, no entanto, a captação dessas imagens não é feita de uma forma qualquer. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista.

GIFs animados 3D

O primeiro tipo de fotografia 3D para ser visto sem óculos especiais é, na verdade, uma montagem com as duas imagens que são utilizadas para a criação das imagens anáglifas (aquelas que são vistas com os óculos coloridos). Em vez de fazer a montagem a partir da sobreposição de imagens, cria-se um GIF com uma animação mostrando uma foto de cada vez rapidamente.
Esses GIFs são chamados de stereo 3D ou GIFs animados 3D e podem ser encontrados por toda a internet, sendo que alguns são muito bem feitos e realmente impressionam pela qualidade e realismo do 3D.
Quanto menos diferença de enquadramento existir entre as duas fotografias melhor é o efeito 3D criado. Deste modo, câmeras com duas lentes são o equipamento mais indicado para esse tipo de foto, já que elas capturam o mesmo instante com a distância correta e sem diferenças significativas de enquadramento.
E você, já teve experiências com imagens em terceira dimensão? O que achou? Essa nova tecnologia é tão revolucionária mesmo a ponto de valer a pena tanto investimento sobre ela? Queremos saber a sua opinião!


Fonte :





 tecnologia tenta reproduzir essa ilusão de profundidade nas mais diversas telas.